PayPal adota criptomoeda: aqui está tudo o que você precisa saber
O movimento vem com um número crescente de empresas de serviços financeiros tradicionais revisando moedas virtuais
O PayPal em breve começará a oferecer suporte para criptomoedas, inclusive no caixa, à medida que a empresa de pagamentos do Vale do Silício busca capitalizar no ressurgimento do interesse entre consumidores, corretores e banqueiros centrais em bitcoin e ethereum.
O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York disse na quarta-feira que concedeu ao PayPal um “Bitlicense” condicional, permitindo-lhe negociar e manter criptomoedas. Nas próximas semanas, o PayPal planeja oferecer a seus clientes sediados nos EUA a capacidade de comprar, vender e manter bitcoin, ethereum, bitcoin cash e litecoin, em parceria com a start-up de fintech Paxos, com sede em Nova York.
O grande diferencial do PayPal em relação às carteiras digitais existentes é que os consumidores podem gastar seu estoque de bitcoins e outras criptomoedas em mais de 20 milhões de varejistas online.
O PayPal disse à Reuters na quarta-feira que seus clientes poderão usar criptomoedas como fonte de financiamento para transações online no ano que vem, da mesma forma que fariam o carregamento de sua carteira usando uma conta bancária ou cartão de débito hoje. Os comerciantes serão pagos em libras, dólares ou qualquer outra moeda fiduciária que eles normalmente aceitam.

A mudança para formas digitais de moedas é inevitável
Dan Schulman, presidente e executivo-chefe do PayPal
O Paxos garantirá ao PayPal e aos seus usuários uma taxa de câmbio criptomoeda no momento da transação, mitigando os desafios de flutuação de preços e longos tempos de transferência que travaram o bitcoin como mecanismo de pagamento no passado.
O suporte para bitcoin e outras criptomoedas abre caminho para o PayPal trabalhar com outros tipos de moedas digitais, incluindo aquelas que podem ser emitidas por bancos centrais, nos próximos anos.
“A mudança para formas digitais de moedas é inevitável”, disse Dan Schulman, presidente e executivo-chefe do PayPal. “Estamos ansiosos para trabalhar com bancos centrais e reguladores em todo o mundo para oferecer nosso apoio e contribuir de forma significativa para moldar o papel que as moedas digitais desempenharão no futuro das finanças e do comércio globais.”
A mudança é o exemplo mais recente de uma empresa de serviços financeiros mais tradicional revisitando moedas virtuais neste ano. A pandemia do coronavírus acelerou a mudança do dinheiro em dinheiro para os pagamentos digitais , tanto online quanto na rua.
O preço do bitcoin já ganhou constantemente nos últimos meses sobre os volumes de negociação elevados, com aumento de mais de 70 por cento desde o início de janeiro. Esta semana, o bitcoin testou a marca de US $ 12.000 pela segunda vez neste ano. No entanto, os preços permanecem muito abaixo dos níveis observados durante o frenesi do bitcoin no final de 2017.
A decisão do PayPal de adotar o bitcoin e outras moedas digitais foi ansiosamente aguardada pela comunidade de criptografia, como uma oportunidade de entrar no mercado de pagamentos de consumo convencional. O PayPal e seu aplicativo de pagamentos sociais Venmo têm quase 350 milhões de contas ativas em todo o mundo, o que o torna um dos maiores provedores de carteira digital fora da China.
Até agora, o PayPal só podia ser usado para transferir fundos de e para plataformas de criptomoeda, como Coinbase, mas não para manter ou negociar criptografia diretamente em seu próprio aplicativo.
A postura do PayPal em relação à criptografia tem flutuado ao longo dos anos. Ele começou a adicionar algum suporte limitado para bitcoin em 2014. Mas em outubro passado, o PayPal foi o primeiro de várias empresas a se retirar da Libra Association , enquanto a incerteza regulatória obscurecia o empreendimento de criptomoeda liderado pelo Facebook.
Enquanto isso, a Square, principal rival do PayPal nos Estados Unidos, oferece suporte a bitcoins por meio de seu aplicativo Cash há mais de dois anos. O co-fundador da Square, Jack Dorsey, há muito tempo é otimista com as criptomoedas. Em agosto, a Square relatou que seu aplicativo Cash gerou US $ 875 milhões em receita de bitcoin durante o segundo trimestre do ano, um aumento de 600% ano a ano, graças ao “crescimento na demanda do cliente”.
Forte:ft.com