Ebikes também estão se mostrando alternativas populares
Esquemas de dinheiro por ferro-velho não são novidade. Normalmente, eles trabalham dando aos motoristas uma propina por se livrarem de seu carro velho e altamente poluente e trocando-o por um mais novo e mais eficiente.
O governo lituano, porém, está dando uma nova vida ao conceito, permitindo que os motoristas apliquem o dinheiro em um meio de transporte totalmente diferente, como uma bicicleta elétrica ou escooter, e está se mostrando muito popular.
A Agência de Gestão de Projetos Ambientais (APVA) da Lituânia do Ministério do Meio Ambiente tem administrado o esquema desde meados de maio e até agora 8.518 pessoas se inscreveram, informou a emissora de notícias nacional LRT .
Os residentes do país podem solicitar subsídios para usar na compra de escooters, motocicletas, ciclomotores, bicicletas, bicicletas elétricas ou até passes de transporte público
Aqueles que decidirem descartar seus automóveis poluentes em busca de uma alternativa mais limpa podem receber até € 1.000 ($ 1.170). Proprietários de carros particularmente antigos podiam até ganhar dinheiro. Isso presumindo que o carro deles valeria menos de € 1.000 no mercado de usados.
De acordo com a LRT, o governo lituano gastou cerca de 95% dos 8 milhões de euros originalmente atribuídos ao regime. Agora está adicionando casualmente outros € 3 milhões para ajudar mais pessoas a aproveitarem e limparem seu transporte pessoal.
“A iniciativa recebeu muita atenção da população. O número de inscrições superou todas as expectativas. Por esta razão, o Ministério do Meio Ambiente alocou mais 3 milhões de euros do Programa de Mudanças Climáticas ”, disse Austėja Jonaitytė, porta-voz da APVA.
A maior parte do dinheiro (€ 4,95 milhões) foi gasto em escooters e bicicletas, com € 269.000 em bicicletas elétricas, € 136.000 em ciclomotores elétricos ou motocicletas e € 50.000 em bilhetes de transporte público.
O governo lituano é único na forma como permite que as pessoas apliquem o dinheiro em transportes que não sejam automóveis. Tirar um carro inteiramente da estrada é inegavelmente muito melhor para o meio ambiente do que apenas ajudar os motoristas a fazerem a atualização para carros que ainda poluem, mas um pouco menos do que seus velhos clunkers.