Lula formaliza implantação da TV 3.0; estreia está prevista para junho de 2026

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27) o decreto que estabelece a TV 3.0 como novo padrão da televisão aberta e gratuita no país. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e reuniu representantes das principais emissoras, além de autoridades do governo federal.

Durante o evento, Lula destacou que a medida atende a uma demanda da equipe de comunicação do governo. Já o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, classificou a iniciativa como questão de “soberania digital”, lembrando que o Brasil será o primeiro país das Américas a adotar a nova tecnologia.

Início das transmissões

Conforme o decreto, a previsão é que o sinal da TV 3.0 comece a ser transmitido em junho de 2026, antes da próxima Copa do Mundo. A migração seguirá cronograma gradual, iniciando pelas grandes cidades, a exemplo da implantação da TV digital em 2007.

Novos recursos e modelo de negócios

A TV 3.0 integra a transmissão tradicional de áudio e vídeo (broadcast) a serviços de internet (broadband). O formato permitirá o uso de aplicativos interativos, possibilitando ao espectador participar de conteúdos, acessar programas sob demanda e realizar compras diretamente pelo televisor, ampliando fontes de receita para as emissoras.

Os novos aparelhos deverão exibir, já na primeira tela, um catálogo de canais abertos, diferentemente das atuais smart TVs, que priorizam aplicativos de vídeo sob demanda. Para o governo, a mudança garante visibilidade às emissoras tradicionais.

Sistema público garantido

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, ressaltou que o decreto assegura espaço para a TV Brasil e para o Canal Gov na plataforma 3.0, oferecendo conteúdo público e informações de serviços à população.

Padrão técnico escolhido

Em 2024, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) recomendou a adoção do padrão ATSC 3.0 como base tecnológica da nova geração de TV. O modelo foi incorporado ao decreto assinado por Lula e servirá de referência para fabricantes e emissoras.

Lula formaliza implantação da TV 3.0; estreia está prevista para junho de 2026 - Imagem do artigo original

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br

Com a formalização do governo, emissoras, indústria e cadeia de fornecedores podem iniciar testes, desenvolvimento de equipamentos e capacitação de profissionais para viabilizar o cronograma de lançamento.

Ao encerrar a cerimônia, Lula afirmou que a iniciativa consolida o compromisso do país com a inovação tecnológica e reforça a busca por autonomia no cenário digital.

Com informações de Agência Brasil

Para acompanhar mais notícias sobre inovação e mercado, visite a seção Economia do Capital Financeiro e fique atualizado.

Gostou deste conteúdo? Siga nossos canais e receba alertas das principais novidades que impactam seu dia a dia.