As empresas não operam em uma bolha – suas vendas e lucratividade são afetadas pelo ambiente de negócios em que operam. Muitos fatores afetam esse ambiente, da regulamentação e da concorrência à demanda do consumidor. Embora pareçam semelhantes aos monopólios, os oligopólios não desfrutam do mesmo ambiente livre de concorrência. Eles podem não ter tanta concorrência quanto outros setores, mas ainda precisam levar em consideração os movimentos de seus rivais ao tomar decisões estratégicas e de preços.

Definido o oligopólio
De acordo com o “Dicionário Merriam-Webster”, um oligopólio é um ambiente de negócios em que apenas alguns participantes exercem grande influência – mas não controle – sobre o mercado. Isso geralmente ocorre quando apenas algumas empresas vendem produtos muito similares ou idênticos no mercado. Fabricantes de automóveis e produtores de petróleo bruto são dois tipos de empresas que são oligopólios porque não há uma profusão de concorrentes. No entanto, eles não estão imunes à concorrência.
Por que surgem os oligopólios
Os oligopólios podem surgir porque, em alguns casos, as barreiras à entrada de novos negócios são muito altas, e assim muitos novos rivais surgem regularmente. As companhias aéreas são bons exemplos. é muito caro comprar aviões, combustível, espaço e aeroportos e contratar o pessoal necessário. Portanto, as novas companhias aéreas não se formam tão rapidamente quanto uma padaria, um negócio com poucas barreiras à entrada porque os suprimentos são relativamente baratos. Os oligopólios também podem existir por causa dos regulamentos de patentes, se apenas um pequeno número de empresas controlar os direitos autorais de um produto ou um componente crucial de um produto, o que proíbe os rivais de tentar fazer uma oferta semelhante. Em alguns mercados, os governos promovem ambientes de oligopólio.
Dinâmica
Os oligopólios precisam pensar cuidadosamente sobre suas estratégias competitivas. Essas empresas precisam decidir cuidadosamente como precificar seus produtos e serviços: se tentam baixar os preços para ganhar participação de mercado, geralmente descobrem que seus concorrentes estão fazendo o mesmo. Essa tática pode finalmente reduzir os preços em todo o setor, reduzindo a lucratividade para todos. No entanto, nem todas as empresas concordam em manter os preços altos para aumentar seus lucros, porque isso é ilegal.
Monopólio e concorrência perfeita
Os oligopólios caem entre dois extremos da concorrência: monopólios e concorrência perfeita. Em um ambiente de monopólio, uma empresa possui uma posição estrangeira no mercado e pode definir quase qualquer preço que desejar. No extremo oposto do espectro, há uma concorrência perfeita, na qual os consumidores têm muitas opções para escolher, para que compradores e vendedores possam chegar a acordo sobre vários preços, dependendo de suas necessidades.