Como ter a ideia de conteúdo perfeita

A anatomia da ideia de conteúdo perfeita. Você já deve estar cético. Eu não te culpo.

Porque mesmo quando se trata da palavra “perfeito”, é subjetivo com base nos resultados que você está procurando.

Mas neste guia, começarei com os elementos que cada ideia de conteúdo deve ter para aumentar muito suas chances de sucesso. Você pode usá-lo como uma lista de verificação ao examinar ideias depois de fazer o brainstorming.

Claro, mesmo uma ideia de conteúdo perfeita pode não prosperar na natureza por vários motivos. Mas é nosso trabalho como profissionais de marketing de conteúdo fazer o melhor que pudermos.

Como ter a ideia de conteúdo perfeita

Tem um elemento emocional

Aquilo que é inerentemente emocional é muito mais poderoso. Pense nas suas memórias mais marcantes, nos seus filmes favoritos ou na sua música mais tocada. As probabilidades são de que haja emoções em ação que tornam essas coisas tão impactantes.

O mesmo vale para todo o conteúdo. Estudos mostram que existem 27 emoções humanas distintas e, se você puder incorporar algumas ao que está criando, é muito mais provável que você entre nas pessoas.

Pegue um projeto que criamos para nosso cliente Porch.com, por exemplo, no qual entrevistamos mais de 1.000 pessoas sobre seus planos de reforma para 2020 . (Claro, ninguém viu COVID-19 chegando …)

Vários editores conhecidos cobriram a pesquisa e, apenas com base nas manchetes, você pode identificar quais emoções estavam presentes no projeto que eles decidiram explorar:

Este ângulo é sobre aspiração e esperança. Essa abordagem do projeto permite que as pessoas vejam o que podem ter.

Essa abordagem, por outro lado, explora os temores financeiros. Finanças pode parecer um assunto árido, mas, na realidade, está repleto de emoções como ansiedade. Nossa equipe reconheceu isso e até criou um gráfico especificamente sobre o estresse.

Quanto mais ciente você estiver dos componentes emocionais envolvidos em seu conteúdo, mais poderá explorá-los ao desenvolvê-lo.

Ele fornece um dos Vs: valor, validação, voz

O valor é frequentemente citado, inclusive por mim, como algo que você deve sempre considerar ao criar conteúdo. Que valor você está fornecendo ao leitor? O que eles receberão depois de consumir o conteúdo? Como você os está beneficiando?

Durante o susto do papel higiênico COVID-19, esta calculadora de papel higiênico teve cobertura na CNN . Ele tem um objetivo muito específico: ajudar as pessoas a determinar quanto tempo seu estoque de papel higiênico duraria em quarentena.

Às vezes, o valor não é tão explícito, especialmente com conteúdo mais divertido. Claro, o entretenimento é um valor em si, mas não parece pertencer à mesma categoria de “valor”. É aí que entra a validação e a voz.

A validação é reafirmar as crenças das pessoas com evidências. As pessoas gostam de ver provas de que algo que consideram verdade é.

Por exemplo, muitas pessoas acham que os “corpos do pai” são atraentes, e uma pesquisa da Planet Fitness confirmando esse ponto de vista recebeu cobertura na Men’s Health.

Esta pesquisa fornece muito valor? Na verdade não. Mas isso faz com que as pessoas que são atraídas pelo pai os corpos se sentem um pouco mais validados.

A voz se sobrepõe à validação, mas possui características próprias. Comunica uma determinada perspectiva e faz com que determinado público sinta que está sendo ouvido. Às vezes, peças centradas na “voz” podem fornecer validação, mas outras vezes podem oferecer um ponto de vista totalmente novo e / ou contraditório. Independentemente disso, o conteúdo de “voz” fornece uma visão sobre um tópico ou ideia maior.

Nem sempre precisa ser a voz de uma pessoa ou grupo. Os dados também podem “falar” a verdade.

Um projeto que elaboramos para o nosso cliente FundRocket explorou os negócios iniciados por cidadãos naturalizados .

Veja como o projeto foi coberto no Business News Daily :

Este conteúdo está dando voz às pessoas que há anos afirmam que os imigrantes contribuem positivamente para a economia americana.

Portanto, ao criar conteúdo, pergunte-se: ele está fornecendo valor, validação ou voz? E se não, como pode?

É fácil de entender

Fácil de entender não deve ser confundido com fácil. Eu não gosto quando as pessoas sugerem conteúdo “emburrecimento”. Não hesite em abordar tópicos complicados porque teme que sejam muito complexos para o seu público.

Na verdade, é seu trabalho tornar os tópicos complicados mais fáceis de compreender. Este é um dos pilares do jornalismo: tornar os tópicos acessíveis ao leitor. Se algo for complicado, mas importante, responsabilize-se por comunicar as informações de uma forma mais fácil de entender. Se você for o primeiro a fazer isso, terá o bônus de já criar um conteúdo de valor único.

Headspace é um ótimo exemplo. Seu slogan é, “Meditação e sono simplificados”. A simplificação de conceitos está embutida em sua marca principal.

Veja como eles resumem o impacto da meditação em um minuto.

O Headspace prospera usando animação e analogias para transmitir seu ponto de vista, e com grande sucesso. Este vídeo sozinho tem mais de 25 milhões de visualizações! Isso mostra que as pessoas apreciam explicações sucintas e diretas.

Ao considerar como tornar os conceitos mais fáceis de entender, pense sobre:

  • O conteúdo real da sua mensagem. Você está transmitindo os pontos principais? Você pode fornecer exemplos ou analogias que ilustram o conceito?
  • A estrutura da sua mensagem. As coisas estão claramente delineadas? As pessoas podem acompanhar facilmente?
  • O tipo de conteúdo. Um interativo ajudaria melhor a comunicar essa ideia? Um vídeo? Um simples listicle?

Quanto mais você se concentrar em tornar o conteúdo fácil de digerir, maior será a probabilidade de ele ser bem recebido.

Conclusão

Existem muitas outras características de um ótimo conteúdo, mas esses são os elementos que, em minha experiência, todo conteúdo excelente deve possuir para ser apreciado por um público.

Use-a como uma lista de verificação ao criar conteúdo e, em seguida, crie critérios adicionais para verificar com base nos objetivos do seu conteúdo e público-alvo.