6 Formas para conseguir seu primeiro emprego como freelancer

Com a crise e o número de desemprego muito alto no país, muitas pessoas veem uma oportunidade de conseguir uma renda extra trabalhando como freelancer. Veja como conseguir seu primeiro emprego como freelancer.

O trabalho como freelancer é uma opção para quem deseja ter mais liberdade na carreira, precisa de uma renda extra ou até mesmo está em uma mudança profissional. Esse modo de atuação vem sendo mais comum e atraente, além das oportunidades em várias áreas.

E mesmo com essas oportunidades, nem sempre é fácil iniciar um trabalho como freelancer, pois até ganhar uma credibilidade, novos clientes e realizar os primeiros projetos será necessário seguir alguns requisitos.

Primeiramente o que é freelancer?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o “freela” é diferente do tão conhecido “bico”.

Freelancer é um profissional que atua com independência, prestando serviços para uma ou mais instituições ao mesmo tempo. É comum depararmos com freelas em ramos como redação, design, desenvolvimento e software, jornalismo e outros… Porém, ultimamente vem se tornando comum encontrar freelancers em outras áreas.

Porém, é fundamental esclarecer as diferenças de um freela para um bico. À medida que o bico é uma função que exige pontualidade para obter um ganho extra, o freela é realizado dentro da sua área de dominação e efetivada conforme a sua experiência, elaborando uma reputação em torno do seu serviço.

Consiga seu primeiro emprego como freelancer!

O primeiro passo já foi dado, ou seja, você já compreendeu que para atuar como freelancer é preciso se especializar na área escolhida e desenvolver uma marca que o auxilie a divulgar seus serviços. Portanto, inicie o processo e coloque seus projetos em prática.

 1° Formate um trabalho

Um dos erros mais frequentes cometidos por quem deseja atuar como freelancer, é realizar qualquer serviço que surgir. O melhor é você formatar seu serviço (ou serviços), analisando bem o que você sabe fazer, o que as empresas estão buscando e quais as oportunidades do mercado. Aproveite e defina os valores que serão cobrados.

2° Determine seu público

Após o público alvo ser definido, pense sobre o tipo de empresa que você deseja prestar seus serviços. Dessa forma, fica mais simples ponderar a sondagem e divulgação do seu serviço.

Por este motivo, leve em consideração o segmento da empresa, sua dimensão, e suas principais necessidades. Se possível, descubra o perfil do contratante e tente falar diretamente com ele.

3° Crie seu portfólio

O portfólio é o cartão de visitas do freelancer, um apetrecho fundamental para divulgação. É extremamente importante ter vivido a fase anterior para elaborar o seu. Pois ao conhecer seu público alvo, ou seja, seus clientes que você poderá elaborar seu portfólio de acordo com o modelo mais apropriado para esse público. Esse portfólio pode ser feito através de um site, um folder, uma apresentação em PowerPoint, um perfil em plataforma digital…

Portanto, desenvolva seu portfólio voltado como uma ferramenta de venda e menos como uma amostra de suas experiências anteriores.

4° Comunique as pessoas sobre suas novas atividades

Não compartilhar com outras pessoas sobre suas atividades trabalhistas também é um erro comum entre os freelancers. Ao comunicar conhecidos obre seus projetos, novos projetos poderão surgir através de indicações dos mesmos.

Ou seja, mesmo que outras pessoas atuem em áreas distintas que a sua não significa que as mesmas não precisarão dos seus serviços ou que elas não possam te indicar para pessoas que precisem dos seus serviços. Dessa forma, comece informando pessoas próximas sobre suas novas atividades e se preferir poste em suas redes sociais também sobre seus projetos.

5° Destaque clientes eficazes

Contudo, no início esperar as indicações não é suficiente. Portanto divulgue o máximo que puder e vise os clientes que mais procuram por esses serviços.

Plataforma de freela: os valores atingidos são baixos, mas eles podem contribuir para o seu portfólio.

Produção de Conteúdo: uma forma de atrair novos clientes é através de conteúdos postados na internet. Portanto, ter um blog, um canal no YouTube ou outros meios de divulgação de conteúdo, são meios de apresentar sua especialidade.

Redes socais: dependendo do seu ramo de atuação, algumas redes sociais como Linkedin, facebook e instagram, são ótimos meios de propagação e aproximação de possíveis clientes.

Aproximação ativa: se aproximar diretamente de clientes é um excelente meio de conquista-los. Enviar e-mails, enviar mensagens, ou até mesmo ir pessoalmente nas empresas são ótimos meios de abordagem.

6° Dedique-se ao realizar seu trabalho e aumente o número de recomendações

Para finalizar, após acertar seus primeiros projetos, realize um bom trabalho e conquiste novos clientes. Afinal, quando um cliente fica satisfeito com determinados serviços, eles procuram os profissionais novamente, além de indica-los a outras pessoas.

Ao iniciar esse projeto, pense sobe abrir sua empresa, pois alguns clientes pedirão nota fiscal. Mas tome essa decisão após decidir se seguirá como freela ou não. Se necessário, converse com outros profissionais que atuam como freelancers, realize alguns trabalhos, veja como é seu relacionamento com os clientes e na execução de projetos, etc. Com isso, você terá mais segurança para decidir sobre seu futuro como freelancer e realizar outros trabalhos.

ATENÇÃO!!!

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